Acharya Allyn Lyon

Biografia

Acharya Allyn LyonNascida em Ohio, USA, em 1937, Allyn R. Lyon cresceu no estado de Nova Jersey. Em sua juventude seus principais interesses eram a política e as questões sociais. Mas em algum lugar no decurso de dois casamentos e a adoção de seu filho Chris, ficou claro para Allyn que “o problema” reside na mente humana. ” Como muitos de sua geração, Allyn começou a ler filosofia oriental no início dos anos 70. Os bons ventos a trouxeram para o Instituto Naropa  no verão de 1974. “Naropa, claro, mudou radicalmente minha vida”, diz ela. Em 1977, Allyn e seu filho foram viver em Karme Chöling. Como instrutora de meditação, Allyn conseguiu praticar durante cinco dathuns e começou a ensinar. Frequentou o Seminário Vajradhatu 1979, o primeiro dos sete que ela participou como aluna, staff ou professora.

Devido ao que ela chama de “karma interessante”, Allyn ocupou vários cargos administrativos na Mandala Shambhala, incluindo no Instituto Naropa, Vajradhatu e Karma Dzong em Boulder. Em 1992, ela viajou para a Ásia para dirigir três Programas Naropa Nepal e, em seguida, Crestone, no estado do Colorado, para dirigir dois programas Maitri Consciência do Espaço, com duração de três meses cada. Em 1995, Allyn “acabou se oferecendo” para assumir o cargo de Diretor de Centro Shambhala de Rocky Mountain e durante esse tempo ela conseguiu aliar a administração do Centro com viagens de ensino para a Europa, México, no Pacífico, e em outros lugares.

Acharya Allyn Lyon oferecendo votos no Centro Shambhala de São Paulo em 2011

Acharya Allyn Lyon oferecendo votos no Centro Shambhala de São Paulo em 2011

 

 

 

Em 2000, Allyn foi nomeada Acharya e terminou seu mandato no Centro Shambhala de Rocky Mountain. Desde então tem viajado e ensinado, enquanto fez de Tepotzlan sua casa, no México, onde é a  Acharya residente. Allyn é também a Acharya residente no Centro Shambhala de Los Angeles, Califórnia, onde passa dois meses todos os anos, além de viajar para a América do Sul para ensinar no Brasil e no Chile.

O principal interesse de Allyn no ensino do dharma continua a ser a natureza da mente e como ela funciona: “O que é a mente? O que a prática da meditação faz com a mente? O que é real?” Mas, na verdade, Allyn diz que o  “que eu realmente gosto é de praticar o dharma, ensinando e compartilhando com os alunos o meu amor pelo dharma .”