Comunidade

 O princípio do mandala

Foto do tangka mostrando o mandala do Reino de Shambhala

Pintura clássica do mandala do Reino de Shambhala

Shambhala é governado como um mandala. Um mandala em geral é representado por uma série de circulos irradiados em volta de um quadrado central. O quadrado central é o palácio, ou corte, e abriga a figura principal. Os círculos à sua volta são como reinos onde a energia que emana do centro se manifesta. (clique aqui e aqui para saber mais… textos em inglês)

Shambhala é governado de acordo com este princípio. O quadrado central é a Corte Kalapa, com a linhagem de Sakyongs que detém a linhagem real de Shambhala. Os circulos à sua volta constituem a comunidade. A mandala inteira é o Reino de Shambhala.

Cada círculo, por sua vez, pode ser um mandala em si. Nosso Centro Shambhala de São Paulo é um desses circulos, também com seu quadradinho central e circulos irradiando dele.

Em Shambhala todos trabalham juntos, interagindo em pequenos ou grandes núcleos. Não há uma hierarquia piramidal. O trabalho em mandala está alicerçado em quatro pilares onde os responsáveis e suas respectivas tarefas transitam e fluem organicamente uns com os outros. Esses pilares são:

  • Prática & Ensino, o qual se refere a disseminação da visão de Shambhala através de dos cursos, material de prática e de estudo.
  • Governança,o qual se refere aos cuidados com o imóvel e o espaço onde o Centro está localizado e à parte administrativa.
  • Finanças, o qual se refere a planejamento estratégico, saúde financeira do Centro, fundraising, membership.
  • Proteção, o qual se refere à proteção dos professores, dos alunos e dos ensinamentos pelos Dorje Kasung,

Pode-se dizer então que Shambhala é um mandala  que está continuamente desenvolvendo e evoluindo ao redor do princípio básico e central da “bondade fundamental” e do caminho para a iluminação social e pessoal. Todas as partes deste mandala são completamente interdependentes, inseparáveis do centro e entre si.

ki ki so so  

Para saber mais a nosso respeito, veja a programação de nossos eventos, ou conheça a história ou  diretoria de Shambhala Brasil e do Centro Shambhala de São Paulo.

ki ki so so  

Para saber sobre as várias maneiras de participar neste Centro, veja:

  • Seja voluntário. O maior beneficiado será você mesmo!
  • Torne-se Membro.
  • Conheça as diferentes maneiras de fazer uma doação.
  • Conheça os kasung, conheça outros Centros no mundo.
  • Veja videos de Chogyam Trungpa Rinpoche e Sakyong Miphan Rinpoche em português: Canal YouTube Shambhala em Português
  • Fã page no Facebook – inspiração e respiração – Shambhala São Paulo – curta nossa página e compartilhe!
  • Grupo de discussão e inspiração – Shambhala Brasil – curta nossa página, compartilhe e participe! Artigos, notícias, esclarecimento de dúvidas e links de interesse para shambhalianos.

ki ki so so  

Para saber mais sobre Shambhala no mundo, conheça:

ki ki so so  

Entre, a casa é sua!

Explore. Conheça. Pergunte. Participe.