Por quê praticar meditação?

“A mente é como um macaco maluco que pula para todo o lado e nunca fica num lugar só. É completamente irriquieta e constantemente paranóica com o ambiente. Seu treinamento, a prática da meditação, é uma maneira de pegar o macaco.”

–Chögyam Trungpa Rinpoche

Meditators

Praticantes de meditação

Meditação é a prática de domar a mente e desenvolver compaixão e insight necessários para cuidar de si e do mundo, genuinamente.

A prática da meditação vem sendo ensinada há mais de 2.500 anos como um veículo para percebermos a beleza e a magia do mundo comum, sem agressão ou manipulação.

Os ensinamentos do budismo tibetano enfatizam o potencial de iluminação inerente em cada situação ou estado de mente.

Através da disciplina, gentileza e senso de humor, o praticante é convidado a deixar de lado as emoções conflitantes e acordar ali mesmo.

” Quando alguém nos pergunta: “Em quê você acredita?”, temos que resumir a resposta para algo que diga: “Acreditamos no amor!”. Isso pode ser embaraçoso, pois parece meio forçado, mas ao mesmo tempo é possível passar essa mensagem. Podemos dizer: “Acredito que há na mente uma tremenda magnanimidade, e que podemos gerá-la”. Esse é o tipo de amor do qual estamos falando. Fundamentalmente, este amor é o que somos. Obviamente, como descobrimos isso e como agimos sobre isso é um processo que envolve maneiras hábeis. É por isso que chamamos o que fazemos de “prática”: estamos praticando como descobrir esse amor, como liberá-lo, como irradiá-lo. “

–Sakyong Mipham Rinpoche