De onde vem os ensinamentos?

Princípio do Mandala

Foto do tangka mostrando o mandala do Reino de Shambhala

Mandala do Reino de Shambhala

A comunidade Shambhala é organizada como um mandala, uma estrutura circular que conecta os mestres e ensinamentos com a comunidade de praticantes. O legendário reino de Shambhala é tradicionalmente desenhado como sendo um mandala com o regente ao centro, e seus detentores irradiando ao redor e através deste centro. A autoridade deste sistema de mandala, que combina os papéis secular e sagrado dos mestres e líderes, é conhecido no tibetano como tridzin, ou “detentor do trono”. Na tradição Shambhala, isto tem se dado por herança familiar, passada de uma geração para a próxima.

O Detentor do Trono

Chögyam Trungpa Rinpoche, mestre da linhagem de ShambhalaSakyong Mipham Rinpoche, mestre da linhagem de ShambhalaO primeiro detentor do trono do Shambhala Mandala contemporâneo foi Chögyam Trungpa Rinpoche, que serviu como o primeiro Sakyong (significa “protetor da terra”). Atualmente, o detentor do trono é seu filho e herdeiro espiritual, Sakyong Mipham Rinpoche.

 

Acharyas

Acharyas são professores senior, apontados pelo Sakyong para serem seus representantes. Sakyong Mipham Rinpoche os escolhe pelo seu conhecimento, sabedoria e comprometimento com o rico ensinamento de Shambhala. Leia mais…

Pema Chödrön

Pema Chödrön é monja e Acharya de Shambhala Internacional. Escritora de diversos livros, ela é considerada expoente principal dos ensinamentos na meditação e como se aplicam à vida cotidiana. É conhecida extensamente pela sua interpretação encantadora e realista do budismo tibetano para audiências ocidentais. Leia mais…

Brasil

No Brasil, professores qualificados e credenciados pelo Shambhala Internacional são aptos a instruir a prática de meditação e ministrar os variados programas do ensinamento, desde encontros semanais, palestras, grupos de meditação até programas maiores. Os professores locais e instrutores de meditação servem como canal direito ao aprendizado e apoio aos alunos na prática de meditação e nos estudos, de forma individual ou em grupos de discussão. Leia mais…

Professores e Treinamento para Professores

Chögyam Trungpa Rinpoche, o fundador do Mandala de Shambhala, tinha profunda convicção que os ensinamentos que ele ministrava poderiam ser transmitidos para estudantes de diferentes culturas e que estes, em troca, poderiam ensinar e liderar outros. Assim, dentro do Mandala de Shambhala, existe uma forte ênfase em cultivar diferentes níveis de professores e líderes. Existem programas de treinamento para Guias de Shambhala, Instrutores de Meditação, professores de budismo e Diretores e Assistentes de Diretores do Aprendizado Shambhala (clique aqui para saber o que cada um deles faz). Em adição aos Acharyas listados acima, existem centenas de instrutores de meditação espalhados mundo afora, trabalhando com estudantes no âmbito local. Os professores líderes normalmente apresentam-se em conjunto com o programa que ensinam. Veja nossa programação… Se você gostaria de se tornar um professor ou Guia ou Instrutor de Meditação, entre em contato com o Diretor do Centro Shambhala de São Paulo.

Livros Recomendados

Na parte de livros recomendados você encontra, além das resenhas de todos os livros recomendados por nós em português, inúmeros trechos dos livros de Trungpa Rinpoche, Mipham Rinpoche e Pema Chödron. Boa leitura!