Sakyong Mipham Rinpoche

Sakyong Mipham RinpocheAutor de 2 livros “bestsellers”, é líder espiritual de milhares de pessoas em todos os continentes e é também poeta, artista, atleta. O Sakyong já correu em inúmeras maratonas para arrecadar fundos para a Fundação Konchok , uma organização que provê as necessidades culturais, educacionais, espirituais e humanitárias de um povo tibetano nas regiões de Kham e Golok no Tibet oriental. Ele viaja o mundo ensinando o budismo e a visão de Shambhala. Sakyong Mipham Rinpoche é único pois ele faz o elo de ligação entre dois mundos – o oriente e o ocidente – pois cresceu e se formou em ambas as culturas.

No ocidente o Sakyong é lider espiritual e de fato de Shambhala, uma organização com centros de meditação e retiros no mundo todo. O Sakyong – que literalmente significa “protetor de terra” – é o “rei do dharma” e o detentor da linhagem de Shambhala, uma tradição que enfatiza a natureza iluminada de todos os seres e que ensina uma vida corajosa, baseada na sabedoria e na compaixão. Ele também é detentor das linhagens Kagyü e Nyingma do budismo tibetano.

Sakyong Mipham RinpocheO filho primogênito de Trungpa Rinpoche e Lady Könchok Palden, o Sawang Ösel Rangdröl Mukpo (agora conhecido como o Sakyong Mipham Rinpoche) nasceu em 1962 em Bodhagaya, na India. Naquele país recebeu sua formação budista e posteriormente foi morar com Chögyam Trungpa Rinpoche na Inglaterra e nos Estados Unidos. Ainda jovem, Sakyong estudou com os grandes Mestres Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche e com SS Penor Rinpoche.

Em 1990 Sakyong Mipham Rinpoche, regressou de um período de prática e estudo com Dilgo Khyentse, no Nepal, para liderar a comunidade e dirigir o trabalho que seu pai, Chögyam Trungpa, tinha começado. Como a linhagem de Shambhala costuma passar de pai para filho, Chögyam Trungpa havia treinado seu filho mais velho desde a infância para vir a desempenhar seu papel. A primeira e maior diretriz do Sawang foi reunir as muitas atividades dos discípulos de seu pai sob Shambhala International e declarar que cada um dos centros espalhados pelo mundo passaria a ser um “Centro Shambhala”, que oferece meditação secular, treinamento espiritual e atividades culturais sob um só teto.

Com isso em mente, a comunidade Shambhala, sob a liderança do Sawang, continuou a procurar meios para divulgar mais amplamente seu valioso legado e seus preciosos ensinamentos. Por exemplo, a revista Shambhala Sun passou a ser vendida em milhares de bancas de jornais e teve reconhecimento internacional pela sua atualidade e penetrante percepção da sociedade contemporânea, além de sua atraente concepção gráfica. Também continuou a expansão geográfica, com a implantação de um grande centro rural de meditação, próximo de Limoges, na França.

 

Sakyong Mipham Rinpoche recebe Sua Santidade o Dalai Lama, Rainha Noor da Jordania, e Rabino Irwin Kula na entrega do 1o. Living Peace Award, Shambhala Mountain Center, 2006 - Fotografia de James Hoagland

Sakyong Mipham Rinpoche recebe Sua Santidade o Dalai Lama, Rainha Noor da Jordania, e Rabino Irwin Kula na entrega do 1o. Living Peace Award, Shambhala Mountain Center, 2006 – Fotografia de James Hoagland

 

Sagração do Sakyong Mipham Rinpoche

Em maio de 1995, tendo sido completados 25 anos de existência da organização, com os centros Shambhala expandindo-se por todo o mundo e uma comunidade bem consolidada na Nova Escócia, o Sawang foi formalmente empossado como o Sakyong líder de ambas as vertentes de Shambhala, a espiritual e a secular. Na entronização do Sakyong também foi oficializado seu reconhecimento como Mipham Rinpoche. Essa cerimônia foi um importante marco na história de Shambhala International, ao reconhecer o papel do Sakyong Mipham Rinpoche em dar continuidade àquilo que seu pai tinha pretendido fazer ao desembarcar no território norte-americano, 25 anos antes.

Foto do casamento do Sakyong e da Sakyong Wangmo

Em 2005 Sakyong Mipham Rinpoche e a Princesa Tseyang Palmo do Tibet se casaram em cerimônia realizada em 2 continentes.  Khandro Tseyang foi posteriormente entronizada como Sakyong Wangmo. O título Sakyong Wangmo significa “Senhora Protetora da Terra” e é a manifestação da energia feminina – gentileza e paz – que todos nós temos. Ela hoje também dirige e participa de vários projetos, dentre eles o cuidado e proteção dos quase 200 pequenos monjes que residem e estudam em Rigon Tashi Choeling no Nepal.

Mais informações, fotos e videos sobre o Sakyong podem ser encontradas em seu site (em inglês): www.mipham.com