Shambhala Brasil

No final dos anos 80, Lincoln Berkley, um discípulo de Chögyam Trungpa Rinpoche, iniciou o primeiro “Grupo de Estudos do Dharma”, ligado à Vajradhatu, em São Paulo, após ter-se mudado para o Brasil.

Alguns anos mais tarde, no início da década de 90, sem nada saber sobre o “Grupo de Estudos do Dharma”, Monica Krammer leu o livro de Chögyam Trungpa Rinpoche intitulado “Shambhala: a trilha sagrada do guerreiro” e escreveu para o Centro Shambhala de Boulder no Colorado (nos USA) indagando sobre a possibilidade de enviarem professores ao Brasil para um Aprendizado Shambhala em São Paulo para um pequeno grupo de pessoas.

A energia deste fato, aliada ao momento propício no qual o “Grupo de Estudos do Dharma” se encontrava, evoluiu para a formação do primeiro “Grupo de Estudos de Shambhala”, liderado por Oddone Marsiaj e York Stillman, ambos discípulos de Chögyam Trungpa Rinpoche. O Grupo atuou informalmente em São Paulo durante quase 20 anos, alternando entre cursos nas casas de membros do sangha e em seu Centro no Planalto Paulista. Sakyong Mipham Rinpoche visitou o Brasil à pedido do Grupo em 1993 e novamente em 2001.

Em 2005 os membros mais antigos do sangha fundaram oficialmente o “Shambhala Brasil – Centro de Meditação e Estudos Budistas”. Alicia Negri, Helena Hungria e Christina Junghans integraram a primeira Diretoria.

Nos últimos 25 anos, além da programação budista, o grupo levou o Aprendizado Shambhala a diversas cidades brasileiras, de São Luís do Maranhão a Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul.

Em agosto de 2010 Shambhala Brasil montou seu “Centro Shambhala de Meditação de São Paulo” no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo e tem o prazer de oferecer inúmeras oportunidades a todos aqueles que desejam praticar meditação ou estudar os ensinamentos de Shambhala e do Budismo de Shambhala. Além de oferecer os Aprendizados Shambhala, a Escola Shambhala de Estudos Budistas, os programas de meditação e de Artes Shambhala, o Centro Shambhala de São Paulo oferece o “Caminho de Shambhala”, o qual é uma nova série de práticas e aulas interativas que expandem os ensinamentos todos os diferentes níveis do Aprendizado Shambhala.

Se você gostaria de saber mais a nosso respeito, veja a programação de nossos eventos, ou conheça a diretoria de Shambhala Brasil e do Centro Shambhala de São Paulo. Veja outras maneira de participar:

  • Seja voluntário. O maior beneficiado será você mesmo!
  • Torne-se Membro.
  • Conheça as diferentes maneiras de fazer uma doação.
  • Conheça os kasung, conheça outros Centros no mundo.
  • Participe de nossas páginas no Facebook para saber das novidades e aprender mais sobre a “cultura de Shambhala”:
    • Shambhala São Paulo, fã page do Centro de SP: inspiração para quem acredita numa sociedade melhor.
    • Shambhala Brasil, grupo de discussão sobre meditação e temas shambhalianos: participe, colabore, pergunte, curta, compartilhe.

Entre, a casa é sua!

Explore. Conheça. Pergunte. Participe.