Caminho de Shambhala

O Caminho de Shambhala (CS) é um treinamento completo nos autênticos ensinamentos e práticas de meditação. Esta série de oficinas e cursos oferece um apanhado geral das práticas meditativas, da sabedoria, das artes contemplativas e disciplinas físicas enraizadas nas antigas tradições de Shambhala e da escola vajrayana do Budismo tibetano.

  • retiros curtos
  • aulas à noite em meio de semana
  • didática baseada na experiência própria do aluno
  • cursos abertos ao público de todas as religiões ou sem religião
  • recomendado para praticantes de meditação iniciantes ou experientes, assim como aqueles que buscam enriquecer sua vida espiritual pessoal

Dividido em 2 módulos: I e II. Inicialmente o Centro Shambhala de São Paulo  oferecerá apenas o Caminho de Shambhala I. No futuro o Caminho de Shambhala I será pré-requisito para aqueles que querem fazer A Trilha Sagrada do Guerreiro (2a. parte do Aprendizado Shambhala, nível 6 em diante).

Meditação no Dia a Dia 

WoS_MIELMódulo desenvolvido para prover aos participantes as ferramentas e ensinamentos introdutórios para se trabalhar com a meditação na vida diária. Com instruções simples e apoio, a prática da atenção plena pode se tornar parte de nossas vidas, trazendo-nos maior estabilidade, força e clareza.

Recomendado àqueles que já fizeram ou pretendem fazer o Aprendizado Shambhala nivel I.

Pré-requisitos: nenhum. Curso aberto ao público.

Contentamento no Dia a Dia

WoS_CIELEste curso oferece uma oportunidade para se explorar a meditação de consciência panorâmica, os fundamentos hinayana do Budismo Tibetano, e a meditação nas atividades do dia a dia. Com a prática da meditação, aprendemos a apreciar a nós mesmos e as simples experiências humanas. As emoções difíceis e os desafios da vida podem ser encarados com gentileza, estabilidade e humor.

Recomendado àqueles que já fizeram ou pretendem fazer o Aprendizado Shambhala nivel II.

Pré-requisitos: nenhum. Curso aberto ao público.

Alegria no Dia a Dia

 Curso: Alegria no Dia a Dia À medida que a prática da meditação expande e passamos a acreditar na bondade fundamental, começamos a descobrir confiança e energia para continuar na jornada. Isto acarreta num senso de alegria e bravura. Os ensinamentos mahayana à respeito de compaixão tornam-se a inspiração para uma vida de alegre disciplina e ausência de dúvida.

Recomendado àqueles que já fizeram ou pretendem fazer o Aprendizado Shambhala nivel III.

Pré-requisitos: “Contentamento no Dia a Dia”

Destemor no Dia a Dia

Curso: Destemor no Dia a DiaQuando aprendemos a trabalhar com nossa ansiedade, deixamos de ser bloqueados pelo medo. Ao explorar os ensinamentos Budistas sobre a mente e a natureza da realidade, aprendemos a enxergar claramente. Atrevemo-nos a encarar a vida e a morte como elas são. O meditador, aberto à incerteza, vai além das emoções de esperança e medo para experimentar a equanimidade.

Recomendado àqueles que já fizeram ou pretendem fazer o Aprendizado Shambhala nivel IV.

Pré-requisitos: “Alegria no Dia a Dia”

Sabedoria no Dia a Dia

Curso: Sabedoria no Dia a DiaA meditação burila nossa inteligência e revela nossa sabedoria. Os alunos recebem instruções práticas para transformar emoções e situações confusas em ações efetivas à medida que elas surgem. Não mais paralizados ou deprimidos pelos obstáculos, podemos incluir tudo como para do caminho. Os desafios da visa cotidiana tornam-se oportunidades para prática contemplativa assim como ação social.

Recomendado àqueles que já fizeram ou pretendem fazer o Aprendizado Shambhala nivel V.

Pré-requisitos: “Destemor no Dia a Dia”

Final de Semana do Rigden

WoS_RigdenO Caminho de Shambhala I culmina com o Final de Semana do Rigden. O Rigden é a representação da nossa natureza iluminada básica e incorpora o pricípio da bravura incondicional. Historicamente, Rigdens são governantes iluminados, aqueles que podem “governar seus mundo” baseados na sua incontestável experiência de bondade fundamental.
A transmissão formal da Prática do Cavalo de Vento e o estudo das 5 maneiras de governar estão incluidos neste final de semana.

Pré-requisitos: “Sabedoria no Dia a Dia” e Aprendizado Shambhala nivel V, OU término da 2a. parte do Aprendizado Shambhala (Trilha Sagrada do Guerreiro) e algum curso introdutório sobre Budismo.