O princípio do mandala
Shambhala é governado como um mandala. Um mandala em geral é representado por uma série de circulos irradiados em volta de um quadrado central. O quadrado central é o palácio, ou corte, e abriga a figura principal. Os círculos à sua volta são como reinos onde a energia que emana do centro se manifesta. (clique aqui e aqui para saber mais… textos em inglês)
Shambhala é governado de acordo com este princípio. O quadrado central é a Corte Kalapa, com a linhagem de Sakyongs que detém a linhagem real de Shambhala. Os circulos à sua volta constituem a comunidade. A mandala inteira é o Reino de Shambhala.
Cada círculo, por sua vez, pode ser um mandala em si. Nosso Centro Shambhala de São Paulo é um desses circulos, também com seu quadradinho central e circulos irradiando dele.
Em Shambhala todos trabalham juntos, interagindo em pequenos ou grandes núcleos. Não há uma hierarquia piramidal. O trabalho em mandala está alicerçado em quatro pilares onde os responsáveis e suas respectivas tarefas transitam e fluem organicamente uns com os outros. Esses pilares são:
- Prática & Ensino, o qual se refere a disseminação da visão de Shambhala através de dos cursos, material de prática e de estudo.
- Governança,o qual se refere aos cuidados com o imóvel e o espaço onde o Centro está localizado e à parte administrativa.
- Finanças, o qual se refere a planejamento estratégico, saúde financeira do Centro, fundraising, membership.
- Proteção, o qual se refere à proteção dos professores, dos alunos e dos ensinamentos pelos Dorje Kasung,
Pode-se dizer então que Shambhala é um mandala que está continuamente desenvolvendo e evoluindo ao redor do princípio básico e central da “bondade fundamental” e do caminho para a iluminação social e pessoal. Todas as partes deste mandala são completamente interdependentes, inseparáveis do centro e entre si.
ki ki so so
Para saber mais a nosso respeito, veja a programação de nossos eventos, ou conheça a história ou diretoria de Shambhala Brasil e do Centro Shambhala de São Paulo.
ki ki so so
Para saber sobre as várias maneiras de participar neste Centro, veja:
- Seja voluntário. O maior beneficiado será você mesmo!
- Torne-se Membro.
- Conheça as diferentes maneiras de fazer uma doação.
- Conheça os kasung, conheça outros Centros no mundo.
- Veja videos de Chogyam Trungpa Rinpoche e Sakyong Miphan Rinpoche em português: Canal YouTube Shambhala em Português
- Fã page no Facebook – inspiração e respiração – Shambhala São Paulo – curta nossa página e compartilhe!
- Grupo de discussão e inspiração – Shambhala Brasil – curta nossa página, compartilhe e participe! Artigos, notícias, esclarecimento de dúvidas e links de interesse para shambhalianos.
ki ki so so
Para saber mais sobre Shambhala no mundo, conheça:
- Centros Shambhala rurais no mundo (de Retiro)
- Centros Shambhala urbanos no mundo
- Shambhala Network , media social voltada para os shambhalianos.
- Shambhala Times (revista online da comunidade Shambhala no mundo, em inglês)
- Site principal de Shambhala (em inglês)
- Shambhala Media (em inglês), loja online de livros, filmes, fotos, banners, artigos para meditação e para altar.
ki ki so so
Entre, a casa é sua!
Explore. Conheça. Pergunte. Participe.