Artes Contemplativas de Shambhala

Artes Contemplativas compreendem várias disciplinas e atividades as quais integram arte e cultura com o cotidiano. Cada uma dessas disciplinas representam um caminho contemplativo e juntas elas trazem beleza, brilho e sabedoria para nossas vidas.

ki ki so so 

Arte Shambhala  

Arte Shambhala é arte que surge da percepção clara e da expressão pura. Para o artista ou o não-artista, o processo criativo com frequencia parece misterioso e mágico. Como podemos dar realidade física a uma inspiração efêmera ou verdade abstrata? Como criamos formas que comunicam uma natureza essencial além dos limites de seu espaço? Os programas do Shambhala Art visam explorar o processo criativo e o produto o qual chamamos de “arte” do ponto de vista da percepção clara e da expressão pura. É tudo a ver com a fonte de inspiração, como o processo criativo se manifesta e como aquilo que criamos comunica essa inspiração.

ki ki so so 

Kado:  Ikebana KalapaIkebana

Em 1982 Chögyam Trungpa Rinpoche formou uma nova escola de ikebana (arranjo floral japonês) inspirada em seus estudos e visão. A escola, primeiramente chamada de Ikebana Kalapa e posteriormente de Kado, ou “caminho das flores”, promove o estudo e a prática de arranjos florais, frequentemente trabalhando lado a lado com outras escolas de Ikebana. A prática da Ikebana foi originalmente desenvolvida em templos Zen no japão. Periodicamente oferecemos cursos com professores de diferentes escolas de ikebana quando há demanda de um grupo de alunos.

ki ki so so 

Kyudo

KyudoA palavra japonesa Kyudo quer dizer “o caminho do arco” e pode ser descrito como uma forma de meditação em pé. Sob a direção de professores formados por Shibata Kanjuro Sensei os alunos aprendem esta antiga prática como forma de meditação, onde o foco é no tiro e não no alvo. O Kyudo não é esporte pois  o objetivo não é atingir o alvo. O propósito do kyudo é purificar o coração e a mente para despertar a dignidade natural do ser humano, além dos obstáculos da ambição, agressão ou confusão.

Conheça mais (site em inglês): kyudo.org

ki ki so so 

Miksang Fotografia Contemplativabrocado tibetano

Miksang em tibetano quer dizer “olho bom” e é uma forma de fotografia contemplativa a qual une a arte da fotografia, a disciplina da meditação e os ensinamentos de Arte Dhama e Arte Shambhala de Chögyam Trungpa, Rinpoche.

“Você desenvolve força na sua visão, assim quando você olhar para o Sol do Grande Leste você não vai ser cegado por ele. Após ter desenvolvido esse olho dármico, você será capaz de ver o Sol do Grande Leste.” ~ Trungpa Rinpoche

Conheça mais (sites em inglês): miksang.com  e  www.miksang.org

ki ki so so 

Consciência Espacial Maitri

maitriEsta prática de auto-descobrimento é baseada nos princípios das 5 familias búdicas, cada uma expressando um estilo em particular e uma atitude de abertura em particular. Quando mantemos posturas específicas em salas especificamente arrumadas para este propósito, as caracteristicas dos padroes de energia associados a cada familia aumentam, e assim os aspectos neuróticos e sãos do estilo pessoal do aluno ficam evidenciados. É um curso de final de semana preparado para todos aqueles que desejam viver suas vidas mais plenamente e que desejam aprender a relacionar-se melhor com os outros. Indicado para artistas, lideres corporativos e empresariais, educadores, terapeutas e pessoas interessadas em crescimento pessoal.
Conheça mais (site em inglês): www.maitripractice-international.org

ki ki so so 

Mudra da Consciência Espacialmudra vajrayogini

Esta prática de consciência panorâmica é baseada em posturas e movimentos da dança monástica tradicional tibetana. Simples, porém intensas, estas técnicas treinam os alunos a sincronizar mente e corpo em relação ao espaço, manter consciência panorâmica durante intensa atividade e a comunicar.