Professores no Brasil

Shambhala Brasil apresenta aqui os Membros do Centro Shambhala de São Paulo que oferecem seu tempo e energia como professores e instrutores de seus cursos:

ki ki so so

Professores

Oddone Marsiaj, York Stillman, Laci Kis, Breno Rodrigues

Treinados e autorizados a ensinar alguns cursos específicos, cursos rápidos, palestras.

Pré-requisitos para ser professor: ter completado todos os niveis do Aprendizado Shambhala, inclusive a “Assembleia de Guerreiros”, já ter feito no mínimo 2 semanas de retiro de meditação, ser Instrutor de Meditação.

ki ki so so

Diretores de Aprendizado Shambhala

Oddone Marsiaj, York Stillman,  Laci Kis,

O Diretor de Aprendizado Shambhala é especificamente treinado e autorizado a ensinar alguns ou todos os Aprendizados Shambhala, exceto o “Rigden”, o qual é ministrado apenas por Acharyas.

ki ki so so

Assistentes de Diretor de Aprendizado Shambhala

Alicia Negri, Breno Rodrigues, Charles Betito Filho, Helena Hungria, Ivan Gonzalez, Laszlo Kis, Marilia Werneck, Oddone Marsiaj, W a l t e r  M o r i t a, York Stillman.

Os Assistentes de Diretor (conhecidos como AD) ajudam os Diretores de Aprendizado Shambhala durante o curso, mediando discussões em grupo, respondendo dúvidas, oferecendo entrevistas de instrução de meditação e auxiliando a criar um ambiente onde os ensinamentos de Shambhala possam ser entendidos.

Pré-requisitos para tornar-se um Assistente de Diretor: já ser um Guia de Shambhala ativo.

ki ki so so

Instrutores de Meditação

Alicia Negri, Breno Rodrigues, Charles Betito Filho, Helena Hungria, Ivan Gonzalez, Laszlo Kis, Marilia Werneck, Oddone Marsiaj, W a l t e r  M o r i t a, York Stillman.

Os Instrutores de Meditação (conhecidos como IM) são treinados e autorizados a ensinar meditação e a orientar os alunos  em seus caminhos na prática de shamatha (atenção plena)  e vipashyana (consciência panorâmica). É importante que cada praticante de meditação escolha um IM para orientá-lo individualmente em entrevistas regulares (mensais, semestrais) para este fim. Um IM é como um mentor na sua jornada no caminho da meditação.

Como posso ter um Instrutor de Meditação?

Basta enviar email para [email protected] , colocar no assunto: “solicitação de IM”, e solicitar um encontro com um dos IMs (mencione sua cidade se não for de São Paulo, mencione os melhores horários, mencione se já esteve em um de nossos Open House ou não, mencione se já fez cursos conosco e quais). Você pode solicitar encontros com vários e então deve escolher apenas um para acompanhá-lo em sua jornada. Você pode trocar de IM, mas o ideal é manter-se com apenas um que conhece bem você e sua prática. Esses encontros são chamados “entrevistas”, podem ser feitos via Skype mas pessoalmente é o ideal. As entrevistas são conversas que devem acontecer em ambiente tranquilo, em postura de meditação (cadeira ou almofada – em geral numa das salas no Centro Shambhala), com hora marcada para iniciar e por no mínimo 10 e máximo de 60 minutos. O tema dessas conversas deve se restringir à sua prática de meditação (dúvidas, postura, empecilhos, fazes, aconselhamento sobre qual curso fazer, etc).

Pré-requisitos para tornar-se um Instrutor de Meditação: já ser um Guia de Shambhala ativo, já ser Assistente de Diretor ativo, ter feito 1 semana de retiro de meditação, ter feito os niveis “Rigden” e “Presença Autêntica” do Aprendizado Shambhala.

ki ki so so

Guias de Shambhala

Ana Luiza Villela, Felipe Amorim, Marisa Gonzalez, Renata Idargo, Vera Adams, Anderson Fernandes, Lia Sandra Franco de Godoy Haas, Patricia Regner Hatushikano, Moisés de Melo Santana, Flavia Neves, Luis Novo, Marina Novo, Adriana Salles,  Bianca Viani

Os Guias estão autorizados a ensinar a prática da meditação e a ajudar os alunos interessados a iniciar na prática de shamatha (atenção plena)  e vipashyana (consciência panorâmica) em ambiente de grupo, sem aconselhar nem orientar cada aluno individualmente. Eles podem auxiliar durante os Aprendizados Shambhala, Open House ou outros cursos do Centro Shambhala.

Pré-requisitos para tornar-se um Guia: ter completado o Curso para Guias de Shambhala e feito a respectiva entrevista, ter feito o nivel 5 do Aprendizado Shambhala.