Dorje Kasung

Os Dorje Kasung (DK) são os membros do Centro responsáveis pela proteção dos praticantes, dos professores, do espaço e dos ensinamentos. Uniformizados quando em serviço, são facilmente reconhecíveis por suas calças cáqui, camisa branca e broche vermelho. O Kasung pode servir em diferentes postos ou situações: ora seu posto é no portão, ora na sala de meditação, ora pode estar exclusivamente servindo um professor. Seu papel é estar presente e disponível. Seu treinamento é para agir com destemor, compaixão e gentileza.

O Princípio do ProtetorRei Gesar

Os ensinamentos do mandala de Shambhala são apresentados dentro de um container de despertar. A manutenção deste container é referida frequentemente como o “princípio do protetor”. Dentro do mandala, o princípio da prática dos protetores é compartihado entre todos, mas é particularmente associado aos Dorje Kasung.

O Dorje Kasung é modelado na tradição antiga dos protetores do dharma. Seus membros são treinados para proteger o espaço em que os praticantes podem ouvir e praticar os ensinamentos. A proteção se estende ao professor que apresenta os ensinamentos, aos ensinamentos em si e à comunidade que os pratica.

Isto pode se manifestar em funções simples como por exemplo o “gatekeeper”, o qual protege a entrada da sala de meditação permitindo que a sessão transcorra com segurança e tranquilidade. Funções mais elaboradas, como o planejamento e execução do transporte de Rinpoches e Lamas e controle de multidões durante grandes eventos também são feitas pelos Dorje Kasung. Além disso, os Kasung podem escolher especializar-se intervenção psicológica ou física durante situações de crise, segurança pessoal ou patrimonial, ou serviço pessoal aos detentores de linhagem.

O treinamento ao qual os Dorje Kasung se submetem fortalece sua capacidade de trabalhar com situações alteradas ou caóticas (de nossas mentes ou no nosso entorno) e permite encontrar maneiras não-agressivas para solucionar conflitos.

O termo Dorje Kasung significa indestrutível (Dorje) comando (Ka) protetor (sung). Indestrutível refere-se á indestrutibilidade do espaço – completa vastidão – que não pode ser destruído ou derrotado. Ka ou comando refere-se aos ensinamentos da linhagem que apresenta a verdade das coisas como elas são e á possibilidade de estabelecer a sociedade iluminada.

O mote do Dorje Kasung é “Vitória sobre a Guerra”. Guerra representa o esforço dos três venenos identificados pelo Buda: paixão, agressão e ignorância. Vitória é vislumbrar estes venenos e encontrá-los adiante na forma de insights e compaixão.

Como parte de sua prática, os Dorje Kasung usam uniformes para comunicar:

  • Deleite nas disciplinas de não-ego e simplicidade;
  • Servir aos outros estando presente e disponível para ajudar;
  • Compromisso com o contínuo caminho de despertar a si próprio e o ambiente e manifestar cuidado, dignidade, atenção e consciência.

Os Kasung possuem cargos e/ou patentes oficiais. Os cargos correspondem atividades mutáveis e podem ser provisórios: podem atuar como um assistente (Khenchung) e vir a tornar-se um líder (Rusung), por exemplo. Conforme o cargo assumido, admite-se ao Kasung uma patente, na seguinte ordem hierárquica: Dapön, Rupön, Kadö e Khenchen. As patentes são adquiridas por mérito, tempo de serviço, nível de treinamento e qualidade.

Dorje Kasung Ativos em 2015:

Irina Migliari, Kadö (RCO)

York Stillman (Kadö)

Khenchen Felipe Amorim (Rusung)

Khenchen Ana Luiza Villela (Khenchung)

Kasung Patricia Regner

Kasung Flavia Neves

Kasung Luis Prado

Kasung Charles Betito

Kasung Laci Kis

Kasung Breno Rodrigues

Kasung Rafael Biziak

Kasung Thomaz Morett

Se você tiver interesse em aprender mais sobre os Dorje Kasung, entre em contato com Rusung Amorim, email: 8amorim8 ARROBA gmail.com

Kasung website: www.kasung.org (página de login)