Aprendizado Shambhala

O Aprendizado Shambhala é um caminho de estudos e prática da condição de guerreiro de Shambhala — uma tradição de coragem em que não se tem medo de ser quem se é. Esse caminho mostra como criar oportunidades para a prática contemplativa nos desafios que encaramos ao viver o dia-a-dia da sociedade moderna. O Aprendizado Shambhala foi inspirado na antiga lenda do reino de Shambhala, que se diz ter sido uma sociedade iluminada, fundamentada na ação delicada e destemida.

Uma verdade básica dos ensinamentos de Shambhala é que todos nós desejamos levar uma vida sadia, digna e segura, e que isso é possível. Se observarmos diretamente nossa experiência, descobriremos uma continuidade de estados de vigilância subjacentes a todas as demais condições mutáveis. Essa presença total, desperta, permite-nos viver direta e plenamente nossa vida. No Aprendizado Shambhala, chamamos isso de “bondade fundamental”.

A prática da meditação de atenção-consciência ensinada nos programas do Aprendizado Shambhala permite-nos perceber com precisão nosso estado mental, sem que tentemos alterá-lo. Essa prática cultiva, a cada momento, a abertura para conosco mesmos, para com os outros e para com o ambiente que nos cerca. Quando praticamos a abertura, nossa vida pode tornar-se uma viagem desperta e de existência autêntica. Os ensinamentos de Shambhala reconhecem que a verdade da sabedoria humana e da bondade fundamental são inatas. Não são exclusividade de nenhuma religião ou doutrina. Podemos apreciar todos os caminhos contemplativos autênticos, quer derivem das grandes religiões, das artes ou da espiritualidade nativa. Contudo, os ensinamentos de Shambhala reconhecem que essa sabedoria surge somente quando a ganância e a confusão do ego são aplacadas através do continuado empenho em uma disciplina meditativa.

Os ensinamentos Shambhala cultivam a segurança e a sanidade incondicionais, a prática direta de simplesmente ser quem se é, com destemor e sem hesitação. Ao descobrirmos nossa própria natureza desperta, através da prática da meditação, podemos elevar o nosso próprio estado de espírito e compartilhar brandura e sabedoria com o mundo que nos cerca.

Os estudos e a prática do Aprendizado Shambhala iniciam-se por níveis progressivos, em séries de programas de fins de semana conhecidas como O coração da condição de guerreiro e A trilha sagrada do guerreiro. Durante esses programas, são desenvolvidos os instrumentos necessários para uma disciplina pessoal de prática de meditação e são descobertos os princípios básicos da condição guerreira na vida diária.

Veja as datas dos próximos Aprendizados Shambhala…

O Coração da Condição de Guerreiro

Nível 1: A arte de ser humano

Esse nível apresenta a meditação sentada e caminhando como instrumentos para revelar a bondade fundamental — o brilho que há em cada um de nós e no meio ambiente — e entrar em contato com ela. Dessa maneira, vemos que há uma natureza basicamente boa, inerente ao modo de ser dos seres vivos e também do mundo em geral. Adicionalmente, são apresentados os princípios do caminho do guerreiro de Shambhala.

Nível 2: O nascimento do guerreiro

O nível 2 do Aprendizado Shambhala intensifica a disciplina da prática da meditação. Após experimentar um lampejo desta dignidade inata — a bondade fundamental —, temos a possibilidade de reforçar essa experiência, passando a cultivar a disposição de observar nossos padrões habituais de pensamentos, emoções, posturas corporais e gestos repetitivos, que constituem o casulo protetor construído pelos nossos temores. É isso que nos faz perceber uma realidade distorcida, que nos faz responder com atos costumeiros e padrões habituais de pensamento.

Nível 3: O guerreiro no mundo

Nesse terceiro fim de semana do Aprendizado Shambhala, desenvolvemos a coragem de sair de nossos casulos protetores, trabalhando de maneira deliberada para trazer para o dia-a-dia a atenção plena e a consciência panorâmica que cultivamos durante a prática da meditação. Atentos às percepções dos nossos sentidos, podemos nos aventurar pelo mundo com uma vulnerabilidade que é ao mesmo tempo destemida, gentil e desperta.

Nível 4: O coração desperto

Nesse nível, vemos como, colocando-nos no mundo de maneira aberta e vulnerável, permitimos que ele toque o nosso coração. Entramos nesse mundo com uma percepção clara, livre de nossas maneiras convencionais de pensar e enfrentar a vida.

Nível 5: O céu aberto

No nível 5, ao tornar mais nítida nossa atenção, encontramos o céu aberto e claro da mente — fonte de sabedoria e energia. Confiamos em nossa natureza e relaxamos no momento presente como base de nossa ação no mundo.

Cada fim de semana consiste de palestras proferidas por um professor sênior, encontros individuais com um instrutor de meditação, discussões em grupo e períodos de meditação sentada e caminhando. O ambiente acolhedor e protegido de cada fim de semana permite ao iniciante dedicar-se à meditação por prolongados períodos, aprofundando sua experiência meditativa. A estrutura progressiva dos laboratórios de fim de semana dá apoio e orientação às pessoas, para superar as frustrações que, às vezes, ocorrem quando são ultrapassados os estágios iniciais da prática da meditação.

A Trilha Sagrada do Guerreiro

Como aprofundamento dos 5 níveis do ciclo O coração da condição de guerreiro, é oferecido o ciclo A trilha sagrada do guerreiro, com 7 oficinas em níveis progressivos, ministradas em fins de semana, e um programa de 2 semanas chamado Assembléia de guerreiros. Esse segundo ciclo destina-se àqueles que querem se aprofundar nos estudos e avançar pelo caminho espiritual dos ensinamentos de Shambhala. Além de receber as práticas avançadas que são transmitidas junto com os ensinamentos, o participante pode engajar-se ainda mais na comunidade dos praticantes.

Sol do Grande Leste

Esta oficina ensina como ver o Sol do Grande Leste, a energia primordial e o brilho que são o fundamento de tudo o que existe. É uma apresentação da atitude de integrar-se a Shambhala — uma circunstância para construir uma sociedade sadia.

Cavalo-de-vento

É estudado o texto que dá instruções sobre como invocar o cavalo-de-vento, que abre o coração e renova a nossa confiança. A prática é um caminho para tornar real um envolvimento social habilidoso e pessoal, e permite que o guerreiro siga em frente em meio aos desafios que possam surgir.

Drala

Mediante a exploração da profundidade da percepção, nós nos envolvemos na força elementar e mágica que é inerente ao mundo. O princípio do drala refere-se à energia e à força que existem quando damos um passo para além da agressão.

Manso

“As quatro dignidades” são apresentadas como um caminho e um processo, e descrevem o amadurecimento e a ampliação do envolvimento benevolente do guerreiro no mundo. O treino nas dignidades permite manter a consciência e o encanto em cada estágio.

“Manso” é um estudo dos estágios iniciais da jornada de um guerreiro — aterrados, despretensiosos e gentis. Aprende-se a superar a arrogância — principal obstáculo ao aprendizado.

Animado

Como segunda das quatro dignidades, este nível ensina a cultivar uma energia precisa, vibrante e elevada por meio de uma disciplina natural. Superando a armadilha da dúvida, o guerreiro animado é capaz de realizar suas atividades com um sentido de nobreza e facilidade.

Desmedido e Insondável

Essas dignidades de fruição referem-se às extraordinárias habilidades de um guerreiro experiente. Sem medo de cometer erros, a perspectiva não convencional e visionária do guerreiro desmedido combina-se com sua habilidade insondável e espontânea de beneficiar os outros em uma escala maior.

Chave de ouro

Este programa estuda um texto de Shambhala que trabalha com nosso relacionamento com o “mundo material” e com as percepções dos sentidos. Ensina a prática da presença autêntica, a habilidade de instantaneamente sentir a riqueza inerente que há em nós, nos fenômenos e no mundo natural.

Assembléia de guerreiros

A Assembléia de Guerreiros, jóia do Aprendizado Shambhala e da Trilha Sagrada, é um ensinamento vivo de como criar uma sociedade iluminada. Os participantes recebem a transmissão de práticas avançadas de Shambhala e estudam o texto-raiz O Sol Dourado do Grande Leste, junto com seus comentários. Esse texto descreve os princípios e a prática de Ashe, uma prática simples e poderosa que permite transformar a confusão e a hesitação em sabedoria e autenticidade.

Veja as datas dos próximos Aprendizados Shambhala…