Terma de Shambhala

A descoberta de Chögyam Trungpa Rinpoche

Desde o século XI a revelação do Terma é uma maneira pela qual os tibetanos vêm apresentando ensinamentos inovadores em cada geração e adequados às necessidades da época. Terma literalmente significa “tesouro’ e refere-se a um conjunto de ensinamentos ocultados até que o momento seja propício para propagá-los.

A maioria dos tertöns (“reveladores de tesouros”), traçam suas vidas passadas de volta para o século VIII como discípulos diretos do mestre tântrico Padmasambhava. Termas são considerados ensinamentos originalmente dados por Padmasambhava (ou outro mestre comparável) e, posteriormente, escondidos na paisagem tibetana e no fluxo mental de tertöns. No leste do Tibete, muitos tertöns também traçam suas vidas passadas até os tempos do lendário rei Gesar como um dos generais de seu exército ou damas de sua corte.

O processo de “descoberta de tesouro” envolve despertar a memória da vida passada do Tertön e decodificar símbolos misteriosos que podem aparecer na paisagem, ou em pergaminhos amarelos, ou na mente do Tertön. É tarefa de cada Tertön, juntamente com seus alunos e detentores de linhagem, desvendar ainda mais o significado de um Terma em ensinamentos e sistemas que podem ser utilizados na disciplina individual da meditação e na prática da comunidade.

Chögyam Trungpa, fundador de Shambhala, foi ele próprio um Tertön. Ele revelou termas antes de deixar o Tibete, mas poucos deles sobreviveram a travessia do Himalaia (durante sua fuga em 1959). Os ensinamentos de Shambhala surgiram como terma das visões e revelações de Chögyam Trungpa depois que ele já havia chegado no ocidente. Nos últimos anos, Sakyong Mipham vem elaborando  o terma de seu pai em um sistema completo de ensinamentos em inglês para seus alunos. Esses ensinamentos contêm a essência da sabedoria antiga, mas são adaptados aos desafios específicos da vida moderna. A introdução ao estudo do Terma de Shambhala é feita durante os vários níveis do Aprendizado Shambhala.

Shambhala é uma união das linhagens Kagyu e Nyingma do budismo tibetano com os ensinamentos do Terma de Shambhala introduzidos por Chögyam Trungpa na década de 1970, os quais se baseiam na tradição guerreira e na corte do lendário Rei Gesar do Tibet.